terça-feira, 24 de junho de 2008

Série "fui eu que fiz" - Marcelle Souza

Marcelle Souza, estudante de jornalismo na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), conta como se sente fazendo parte do Fiz + Sotaques:

***

O desafio de encurtar distâncias

Fulano (Fernanda, te amo!) diz:
Hei, o que está fazendo essa hora no MSN, menina?
. celle (ocupada) diz:
Estou em reunião.
Fulano (Fernanda, te amo!) diz:
Aff! Pára! Sério? E com quem?
. celle (ocupada) diz:
Com pessoas de outros Estados. É reunião pra decidir a pauta da semana.


É assim que a segunda-feira começa: com reunião! Mas não se engane, o clima descontraído do MSN não tira a seriedade do que estamos trabalhando. O que vamos falar? Como? Quem serão os entrevistados? E as imagens? Melhores perguntas? Foco, foco, foco...

Trabalhar com pessoas tão distantes é um desafio. Imagine, decidimos as pautas, mas cada um sai com sua câmera na mão e encontra personagens e entrevistados totalmente diferentes. A distância deve ficar curta e as entrevistas devem se cruzar. E não é que se cruzam mesmo?

Às vezes, vejo o resultado final e penso: “Puxa, que legal. O cara que a Lydia entrevistou lá em Bauru completou a fala do entrevistado do Augusto de Santa Maria!”. São sempre desafios e descobertas. A gente se diverte com a troca de experiências, com os erros de quando a pauta não se encontra, mas também com os acertos de entrevistas que se completam.

O resultado é sempre bacana. Um diferente do outro, falando sotaques diferentes, construindo um programa com a nossa cara. Jovens jornalistas em busca do sonho de fazer diferente.
É, ainda temos muitas noites de reunião pela frente.

Nenhum comentário: