sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Sotaques do Esporte

Esses dias, o jornalista Leandro Lopes contou aqui a alegria que sentiu ao ver sua entrevistada ganhar a medalha de bronze nas Olimpíadas. Pudera, o programa em que a judoca Ketleyn Quadros apareceu era justamente sobre o lado B do esporte, ou seja, a rotina puxada de treinos, a ansiedade dos atletas, o convívio com a dor... Tudo aquilo que faz a vitória do atleta ser ainda mais comemorada, pois quase tudo conspira para essa vitória não acontecer.

Essa alegria do Leandro passou-se comigo também. Um final de semana desses, eu visitei a família em Santa Maria/RS. O pai esquentava a água pro chimarrão, a mãe estendia algumas roupas no varal. Eu, ocioso, liguei a tevê, coisa boa de se fazer numa manhã de domingo, pois a tevê fica bem esportiva e faz exercícios físicos no meu lugar.


Estava eu nesse ócio gostoso, curtindo a casa dos pais. A tevê transmitia ao vivo a Maratona Internacional de São Paulo. Peguei o finalzinho, bem na hora que o narrador gritou:


- E Claudir Rodrigues, do Rio Grande do Sul, vence a maratona!


Claudir Rodrigues? Peraí, esse não é o nome do meu entrevistado no Fiz + Sotaq...?

E lá estava o rosto familiar do Claudir, o rosto que eu aprendi a reconhecer depois de uma manhã de entrevista em frente ao quartel onde ele treina alguns dias na semana, na cidade de Santa Maria. Um rosto que me falou das dificuldades da profissão, das renúncias que um atleta tem de passar, da relação com a mídia, dentre tantas outras coisas. E Claudir atravessou a linha de chegada em São Paulo com a mesma passada com que treina a semana inteira em um potreiro, treino esse que por uma manhã também pude acompanhar.


E lá estava ele agora, em São Paulo, quebrando todas as previsões, deixando o narrador da tevê todo atrapalhado (ele visivelmente não conhecia o vencedor, pois a cada hora o chamava por um nome diferente). Dessa vez não foi o Frank Caldeira, não foi o Vanderlei Cordeiro. Quem ganhou a Maratona Internacional de São Paulo foi ele, Claudir Rodrigues, o meu entrevistado.


Augusto Paim

Um comentário:

Júlia Tavares disse...

E quem disse que o FIZ + SOTAQUES não dá furo de reportagem?
Parabéns a todos!
Beijos!